Feeds RSS

terça-feira, 2 de março de 2010

Dicas simples para usar bem os recursos audiovisuais


oi...
 vejam que dicas basicas e importantes, bjuuuuuuuuu

Ao escolher um visual leve em conta que ele deverá atender a três objetivos essenciais:
Destacar as informações importantes. Analise as principais informações que compõem a mensagem e ponha no visual apenas aquela que seja efetivamente relevante;
Facilitar o acompanhamento do raciocínio. Escolha apenas o visual que ajude o ouvinte acompanhar a sequência do raciocínio;
Possibilitar a lembrança do assunto por tempo mais prolongado. Um visual apropriado permite que o ouvinte se lembre por muito mais tempo da mensagem apresentada;
Um visual não vale apenas pelo aspecto estético. Ele deverá ser suprimido se funcionar apenas como ilustração para tornar a apresentação mais atraente, se estiver no lugar de informações que poderiam ser transmitidas verbalmente ou se servir somente como um roteiro para o orador. Esteja muito bem preparado para falar sem ajuda dos visuais, pois, por um motivo ou outro, podem não funcionar.
O uso do visual também será mais eficiente se diante do público você obedecer a esta sequência:
1 – Avise que irá projetar. Antes de projetar avise à plateia que irá projetar a informação. Por exemplo: vamos analisar qual foi o melhor período de vendas do novo produto;
2 – Projete. Em seguida projete a informação prometida;
3 – Olhe. Após projetar olhe na direção da tela onde foi projetada a informação. Essa atitude servirá de exemplo e indicará aos ouvintes para onde deverão olhar;
4 – Comente. Faça um pequeno comentário sobre a informação projetada, o suficiente para que o público possa ler. Por exemplo: o primeiro trimestre foi o melhor período de vendas do nosso novo produto. Esse rápido comentário seria suficiente para que todos os ouvintes lessem as informações projetadas;
5 – Explique. De maneira geral, depois do comentário feito, as informações projetadas se transformam em “cenário” e, provavelmente, não desviarão a atenção da plateia. Nesse momento você poderá falar olhando diretamente para os ouvintes sem que o visual interfira na concentração do público. A não ser que precise mostrar as informações projetadas, como, por exemplo, no caso de gráficos.
Esses são alguns cuidados importantes para que você use o visual como um ótimo apoio e não corra o risco de se escravizar a ele.

0 comentários:

Postar um comentário